Feeds:
Posts
Comentários

Archive for 15 de agosto de 2010

Nesse final de semana, eu decidi ficar recluso para me dedicar a um novo projeto pessoal, que espero conseguir terminar desta vez. Não quero adiantar os detalhes, então penas direi, por ora, que estou escrevendo um romance policial (ou, ao menos, tentando). Espero colocar um capítulo inteiro aqui, quando estiver mais desenvolvido (por enquanto só escrevi algumas cenas dispersas, que vou encadear posteriormente), se eu conseguir dar continuidade ao projeto. Por enquanto, estou bastante animado e as idéias estão fluindo bem.

Mas o que eu gostaria de falar hoje não é sobre isso, mas sim algo que percebi enquanto estava recluso, que foi o fato de ter que me esforçar para estar recluso. Pensei que, hoje, com o advento da internet, dos celulares e diversos meios de comunicação, está cada vez mais difícil para as pessoas conseguirem um tempo para elas mesmas, sem contato com ninguém. Antigamente, se alguém resolvesse passar a noite de sábado em casa, essa pessoa provavelmente ficaria completamente sozinha, ou acompanhada de seus bichos de estimação, talvez desfrutando um livro ou um bom disco. Hoje, se alguém não quer ou não pode sair no sábado à noite, ela tem inúmeros meios de conversar com outras pessoas.

Estamos ficando cada vez menos sozinhos, independente de onde moramos, e isso é algo que me perturba bastante. Para mim, é simplesmente desesperadora a idéia de não ter nenhum momento de solidão, de estar o tempo todo com alguém, seja fisicamente ou não, de não poder olhar pra dentro de mim e ser eu mesmo, sem me preocupar em parecer normal ou tentar agradar os outros. Todos precisamos de um momento para falarmos bobagens sozinhos, fazermos loucuras, dançarmos e fazer poses diante do espelho, sem ninguém por perto. Entretando, a maioria de nós sempre está acompanhado, seja na rua, no trabalho, na escola, em casa, dividindo o quarto (aliás, eu acho que é uma coisa terrível, principalmente para as crianças, o fato de não ter um espaço só seu em casa).

Para conseguir meu almejado ostracismo, neste fim de semana, eu tive que me livrar do celular e da internet (e avisar previamente a algumas pessoas que eu me ausentaria por uns dias), deixando apenas o telefone para me ligarem em caso de emergência.

Mas enfim, apesar de tudo, consegui um tempo para mim, e foi bastante produtivo. Já fazia muito tempo que eu não conseguia ficar assim, sozinho, e eu me esquecera como isso é bom, às vezes. Provavelmente precisarei de mais momentos assim, para me dedicar ao meu romance, então, se eu sumir por uns dias, já deixo explicado o porquê.

Sem mais, por hoje.

Abraços

Read Full Post »